por Laercio da Silva Motta – Twitter: @laerciomasala
Uma coisa que senti falta no Ubuntu 11.04 que ele não vem ativado o Zoom Melhorado por padrão, como eu uso o netbook de 12”(e sou meio cegueta também) as vezes preciso fazer um zoom e algo com o botão de rolagem do mouse, ou no próprio touch do net mesmo.
Uma observação seria que eu estou usando o Gnome ao invés do Unity, sei que tem alguns problemas com Compiz(ou pelo menos tinha). Mas para resolver(se for o caso), basta dar uma Googlada que com certeza ira achar algo. Bem, chega de “lenga, lenga” e vamos ao que interessa:
- Abre o CPU(Central de Programas Ubuntu) e digite “compiz” sem as aspas na barra de pesquisa, instale o item: Configurações avançadas de efeitos da área de trabalho (ccsm), como mostra a figura:
- No menu: “Sistema / Preferências”, irá aparecer o ícone: Gerenciador de configurações do CompizConfig, esse cara é o responsável pelas configurações do Compiz e é ele que iremos utilizar.
- Com ele aberto, no canto superior esquerdo, digite “zoom” no filtro:
- Na caixinha de verificação, selecione a opção “Zoom melhorado”, ou no meu caso: “Enhanced Zoom Desktop”, depois clique nesse botão para abrir as configurações.
- Agora o “pulo do gato”, você irá mexer somente nas opções(que tem o mouse do lado):
- Zoom in
- Zoom out
- Zoom box
- Clique no botão “Desabilitado” e irá aparecer uma caixa:
- Nessa tela basta clicar na caixa de verificação: “Habilitado” para aparecer as opções:
- Agora basta clicar no botão “Super” e no lugar de Button1 colocar as opções de acordo como segue:
- Aumentar zoom: <Super>Button4
- Diminuir zoom: <Super>Button5
- Caixa zoom: <Super>Button2
- Por último, sua tela deve ficar assim:
Obs.: O botão “super” é aquele botão que tem o simbolo feio la.. No meu caso eu colei um logo em cima que ficou bem melhor(A foto não é do meu netbook, achei essa foto nos posts do @ProgramadorREAL, mais o meu net ficou igual, então nem tirei foto do meu, aproveitei):
2 comentários
muito obrigado.ótima dica.tava com saudade desse ZOOM.
WOW!!! Ficou fantástico. Muito obrigado. Fiquei mais apaixonado pelo meu Ubuntu.