«

»

jul
07

Vira e mexe e caio no Ubuntu

por Laercio da Silva Motta – Twitter: @laerciomasala

Vira e meche e sempre caio no Ubuntu.. No fisl12 eu estava como o Ubuntu 11.10 Alpha, mais depois de uma instalação acabou arrebentando os ícones onde tem calendário/redes/etc.. Na segunda instalei o meego, mais não curti o fato de ele ser Suse(ou pelo menos parecido). Desisti e instalei o Debian 6 puro com Gnome, ae me faltou alguns pacotes(PPAs), nem corri muito atraz. Poderia ter instalado tudo na mão, mais ia me dar mais trabalho, final das contas: Instalei novamente o Ubuntu 11.04 mais agora optei pelo Gnome ao invés do Unity. Mais leve no meu caso(netbook). Já tinha usado ele uns 2 meses com Unity, mais estava bem lento para usar, mesmo com o Unity 2D.

Já faz quase 2 anos que só uso linux(Ubuntu) nos computadores, em casa, no trabalho e no netbook e nos servidores que instalo uso Ubuntu Server(maioria das vezes) e Debian(alguns casos). Sinceramente não sinto nenhuma falta do Janelas. Apesar que em alguns casos eu preciso dele para fazer testes, mais uso virtualização para esses casos. Inclusive, prefiro usar o VMWare para isso, pois ele facilita as conexões USB. Mais isso é coisa para outro post..

Segue o screen:

Link permanente para este artigo: http://laerciomotta.com/2011/07/07/vira-e-mexe-e-caio-no-ubuntu/

6 comentários

  1. Carol disse:

    Vc instalou direto com o gnome ou mudou do unity para o gnome com o sistema já instalado?
    Tô querendo colocar o gnome no meu mais mas não tenho o cd do 11.04 na época eu atualizei do 10.10 pra ele direto pela internet, sem cd.
    Queria trocar pro gnome do jeito q está, sem ter q reinstalar… alguma dica?

    Abraços. 😉

    1. laerciomotta disse:

      Eu costumo sempre instalar do zero. Instalação por cima de outro eu num curto fazer por questões de incompatibilidade na maioria das vezes com arquivos de configurações. Quanto a instalação, eu fiz com Unity, depois mudei para o Classic(Gnome)….

  2. reinaldo sergio disse:

    Estou com um problema. O desktop domestico, foi comprado com o Linux Ubuntu 9.04, fiz o upgrade automatico para 9.10, e posteriormente para 10.04, e 10.10 sem problemas. Sempre seguindo aquele ícone de alerta de atualizações no painel de controle, fiz tambem para o 11.04, ainda sem complicações. No entanto, ao atender ao dito icone mais uma vez, fiz uma atualização que não resultou. Pois depois me dei conta, que a atualização seria para o mesmo 11.04. A situação atual é que meu sistema só abre no modo terminal. Estou tendo acesso a internet, porque estou usando o cd com a distro que veio com o computador. Tenho tentado conseguir uma dica dentro do site do Ubuntu, mas as broncas relatadas são relativas a distro mais recente. Lembro de na instalação ter mantido, sempre que levado a optar, as minhas configurações. Já andei sondando dentro da net e soluções como ‘sudo apt-get install nvidia-current’ ; ‘sudo apt-get update’ já testei mas, sem resultados.
    Procuro solução ao menos que seja, para salvar os arquivos pessoais, e links favoritos do Firefox.

    1. Laercio Motta disse:

      Bem, para copiar os seus documentos basta montar a sua partição com mount.. Para ver qual a partição montar vc pode usar o “fdisk -l” , o comando mount vai ser algo como:

      mount /dev/sda1 /mnt

      aí é só copiar o seu diretório dentro do /mnt/home

      agora quanto ao seu primeiro problema eu não sei o que dizer.. mesmo porque vc não especificou certo o problema…
      acredito que o melhor a se fazer é backupear o seus dados e em seguida baixar uma nova iso do Ubuntu 11.10 e instalar
      qualquer coisa pode me avisar…. =)

  3. reinaldo sergio disse:

    Obrigado por responder. Na verdade, perdoe se não fui objetivo. A questão é que o computador não abre como se diz, no modo gráfico, apenas me dá acesso a linha de comando, onde sou praticamente leigo.

    1. Laercio Motta disse:

      Nem precisa agradecer. Afinal, quando alguém cria um blog, no mínimo o que se deve fazer é responder quem acessa o seu site =)
      Bem quanto ao seu problema, preciso de mais informações. Me mande um e-mail para contato@laerciomotta.com com os detalhes da configuração do seu computador, quando mais detalhes melhor. Me diga se ele é notebook, netbook ou PC de mesa.
      Sugiro que tente mexer mais com os comandos do Linux, pode parecer chato, mais é uma mão na roda nesses casos. =)
      E aguardo o seu e-mail….

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>