«

»

jul
10

Remover chaveiro padrão

por Laercio da Silva Motta – twitter: @laerciomasala

Se tem uma coisa que ainda me incomoda no Ubuntu é o chaveiro padrão, mais somente quando tem Wireless, toda vez que o computador liga, ele pede a senha do chaveiro padrão para conectar na rede. Não sei se estou certo em dizer, mais até onde sei o chaveiro padrão é uma segurança com as senhas dos pontos de acesso que já foi conectado. Seria uma senha mestre para ter acesso as outras(me corrijam se eu estiver errado).

Bem, o problema que eu não curto muito esse negócio e resolvi tirar. Depois de um tempo convivendo com isso, achei a maneira simples para remover de vez o “problema”:

Tela de Senha do Chaveiro PadrãoFig. 01: Tela que aparece toda vez que liga o sistema.

Basicamente você deve abrir o "Gerenciador de Senhas":
- Gnome 2.x: Menu Sistema/Preferências/Senhas e chaves de
criptografia.
- Unity: Tecla super e digite "Senha e chaves decriptografia"
(ou parte disso) que deve aparecer.
- Ou o meu preferido: Alt+F2 e digite "seahorse" sem as aspas:


A tela que irá aparecer será como essa:

Agora basta você clicar com o botão direito do mouse na opção “Senhas: padrão” e em alterar senha, coloque a senha atual no local onde pede “Senha antiga”, e nos outros dois campos deixe em branco, ao clicar em OK irá aparecer uma mensagem dizendo que não é recomendável fazer isso, basta clicar em “Usar armazenamento não seguro” e fim…

Obs.: É possível também fazer com que o Chaveiro apareça menos vezes, simplesmente editando o perfil da conexão referente ao ponto de acesso em questão, mais teria que ser feito em cada um que é usado. Mais isso seria para um outro post, claro, se alguém pedir nos comentários. Se não deixo para fazer se der tempo heheheh. Então comentem!

No próximo post vou falar sobre uma forense(ou pelo menos quase isso), que fiz recentemente!

[]’s

Link permanente para este artigo: http://laerciomotta.com/2011/07/10/remover-chaveiro-padrao/

7 comentários

1 menção

  1. Ricardo Pinheiro disse:

    Laércio,

    Eu quero ver o complemento do post. 🙂

  2. Francklin disse:

    Muito obrigado Laércio, eu também odiava isso!
    Seria pedir demais que depois você postasse uma série de tópicos mostrando as vantagens/dificuldades que você tem pra migrar o seu netbook pra ubuntu?
    Acho que seria interessante pra muita gente, inclusive pra mim, visto que uso no desktop mas ainda não tenho total segurança pra usar no notebook hp2040br.

    1. laercio disse:

      Anotado sua dica! 😉

  3. Carlos disse:

    Excelente dica, pois eu tb achava um saco. Eu tenho um netbook que uso muito em viagens, inclusive outro dia um gerente se surpreendeu com meu laptop ter entrado direto na rede do hotel sem ele me dar senha, mas isso só foi possível porque o chaveiro do gnome já tinha armazenado a senha da rede local na minha viagem anterior. Desabilitando o seahorse, esse tipo de facilidade não ficaria prejudicado?

    1. Laercio Motta disse:

      Não, muito pelo contrário. Em alguns casos ele pede a senha do chaveiro padrão para conectar em algumas redes. Removendo ela nem para isso vai pedir.. =)

  4. Rafael disse:

    Muito Obrigado

  5. FERNANDO FRAGA E SILVA disse:

    Obrigado. É muito útil.

  1. Ano Novo e Novidades (Sorteio) » Blog do Laercio Motta disse:

    […] Remover chaveiro padrão […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>